O Instituto de Pesca (IP-Apta) realizou com êxito a 2ª edição da Festa Tem Peixe na Vila – A FESTA DO PESCADO DE SP. O evento, que teve entre seus objetivos apoiar as ações da Campanha Nacional Semana do Pescado, ocorreu nos dias 31 de agosto e 01 de setembro, na sede do Instituto de Pesca, localizada na Vila Mariana, em São Paulo.
A festa recebeu cerca de 4 mil visitantes e ofereceu uma ampla variedade de produtos por meio das quase 60 tendas de expositores de artesanato e produtos autorais, coordenadas pela Associação de Moradores da Vila Mariana, e as de empresas do setor comercial pesqueiro, que, em sua maioria, relataram ter esgotado seus produtos, o que não apenas evidenciou a popularidade do evento, mas também garantiu um excelente retorno sobre o investimento. Assim, a organização alcançou o maior objetivo da festa: incentivar a sociedade ao consumo desta excelente proteína. O entusiasmo e o engajamento do público foram notáveis, confirmando o crescente interesse pela gastronomia e cultura do pescado.
Outro interesse observado em quem esteve na festa foi pela ciência. As tendas de instituições de pesquisa científica que apresentaram exposições, atividades lúdicas e palestras sobre temas como alimentação saudável, biologia e cultura do pescado, arte científica e preservação do meio ambiente receberam pessoas que se admiraram com as práticas e os conhecimentos apresentados pelas equipes de pesquisadores.
“Vocês vão achar que eu estou com um pouco de bairrismo, ao dizer que, este evento, entre as atividades em toda a nossa nação, é um dos maiores. Para mim, particularmente, é o maior evento em questão de aproximação da comunidade, comunicação com a comunidade, comunicação com a população e divulgação do pescado”, disse o superintendente paulista do Ministério da Pesca e Aquicultura, Audrey Rodrigues.
Alcance e Responsabilidade Social
Este ano, a Festa Tem Peixe na Vila recebeu um público estimado de cem mil pessoas e desempenhou um papel crucial na promoção da Semana do Pescado deste ano, reforçando a importância do consumo sustentável de proteínas aquáticas de qualidade e celebrando a riqueza desse setor.
Além do sucesso comercial e promocional, a festa também teve um impacto positivo na contribuição social. Durante o evento, foram arrecadados alimentos não perecíveis que foram destinados ao Banco de Alimentos da Prefeitura de São Paulo. Essa iniciativa reforça o compromisso desta ação com a responsabilidade social e o apoio às comunidades da cidade, garantindo que as doações possam fazer a diferença para muitas famílias em vulnerabilidade.
Para o idealizador e coordenador da festa, pesquisador e diretor de Inovação Tecnológica do Instituto de Pesca, Marcelo Ricardo, “a festa Tem Peixe na Vila aproximou as pessoas da Semana do Pescado trazendo diversidade de produtos e marcas, educou o consumidor com oficinas temáticas, palestras e exposição, e principalmente promoveu o consumo. Estamos muito orgulhosos de coordenar este evento, e temos visto que as empresas estão cada vez mais dando valor para nossa ação”.
O evento buscou ainda mostrar ao consumidor que é possível consumir pescados de diversas maneiras: de churrasco de peixes nativos e de salmão, passando por sanduíches saudáveis feitos com pescado e petiscos como a coxinha de tilápia. Oficinas gastronômicas ensinaram o público a preparar pratos à base de peixes e frutos do mar em poucos minutos.
Para saber mais sobre a festa e futuras edições, acompanhe as redes sociais (Instagram e LinkedIn) e o site oficial do Instituto de Pesca.
Fonte e foto: Assessoria do Instituto de Pesca