A Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC) agora integra a Comissão Consultiva Mista (CCM) do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE). O ingresso da APqC foi oficializado no último dia 27 de junho. Com isso, a entidade passa a ter direito a voto nas reuniões gerais da comissão. Foram indicadas como representantes as pesquisadoras Ana Victória, do Instituto de Economia Agrícola (IEA), e Roberta, do Instituto Adolfo Lutz (IAL). Um terceiro nome ainda será definido.

Segundo Michel Iorio, presidente recém-eleito da Comissão Consultiva Mista, democratizar a CCM está entre as principais diretrizes de sua gestão: “Queremos construir uma comissão democrática, colegiada e participativa com todas as coordenadorias regionais e municipais, sem impedimentos burocráticos, além de fortalecer a nossa participação na Assembleia Legislativa”, disse. A entrada da APqC vai ao encontro da proposta.

A CCM, que comemora 40 anos de fundação em 2024, luta por melhorar o atendimento médico aos servidores públicos por meio do IAMSPE. Além de denunciar uma série de retrocessos no Instituto – como a precarização do atendimento médico e as filas de espera causadas pela redução do quadro de funcionários – a CCM reivindica que o Estado volte a investir adequadamente no órgão. A crise se aprofundou depois que o governo estadual deixou de repassar sua parte ao instituto – o equivalente a 2% do salário dos servidores descontado em folha. Estima-se que os sucessivos governos tenham deixado de repassar R$ 13,6 bilhões ao IAMSPE.

Para Addolorata Colariccio, vice-presidente da APqC, a situação é decorrente de um sistemático processo de privatização e sucateamento, que se aprofundou na gestão anterior e continua em marcha no governo Tarcísio: “Foram dispensados 300 médicos e 1.117 funcionários, incluindo o pessoal da enfermagem e técnicos especialistas em diferentes áreas clínicas. Isso explica muito sobre a queda no atendimento”, disse.

Uma das novidades da CCM é a abertura de um canal de comunicação via e-mail com o servidor associado, para que ele possa fazer denúncias quanto a irregularidades do sistema, queixas ou sugestões. As mensagens devem ser enviadas para [email protected]. Todas serão analisadas e respondidas pela Comissão.

Sobre o IAMSPE – O IAMSPE é um sistema de saúde que atende aproximadamente 1,1 milhão de funcionários públicos e seus dependentes. Em tese, os usuários dispõem de uma rede de atendimento própria e credenciada, que conta com serviços em 165 municípios do território paulista. Apesar de financiado pela mensalidade dos próprios usuários, o IAMSPE é uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo – que possui responsabilidades e deveres para com a entidade.

Compartilhar: