Dr. Renato Barboza, pesquisador do Instituto de Saúde e segundo secretário da APqC, escreveu um verbete ampliado sobre Homofobia para o primeiro dicionário de psicologia política latino-americana do Ocidente, originalmente lançado em português pela editora Alínea e que em breve estará disponível no formato e-book, com acesso gratuito.
O dicionário foi coordenado pelos professores Dr. Rodolfo Parisí, Dr. Domênico Hur e Dr. Fernando Lacerda Jr., abrangendo conceitos essenciais desse campo interdisciplinar e explorando fenômenos psicossociais e políticos contemporâneos, incluindo questões geopolíticas.
O projeto, iniciado em 2018, resultou em duas versões: uma em português, lançada no Brasil no final do ano passado (2023), e outra em espanhol, publicada pela Nueva Editorial Universitaria (NEU). Esta última foi apresentada na última segunda-feira, 24 de junho, no Microcinema da Universidad Nacional de San Luis, Argentina, pelo Prof. Dr. Salvador Sandoval da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, um dos fundadores da Psicologia Política no Brasil.
A edição em espanhol conta com 90 verbetes elaborados por 95 autores de destaque de países como Argentina, Chile, Brasil, Colômbia, México, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Espanha, Dinamarca e Estados Unidos. Com 762 páginas, a obra inclui um prólogo do professor Ángel Rodríguez Kauth e aborda uma vasta gama de temas como psicologia política, ativismo e militância, adolescência, anarquismo, antipsiquiatria, comunismo, consciência política, cultura, questão agrária, consumo de informação, colonialidade, colonialismo intelectual e descolonização, direitos humanos, diversidade sexual e gênero, esquizoanálise e esquizodrama, estado, homofobia, guerrilha, globalização, participação política, psicologia política, pressão política, saúde mental, saúde do trabalhador, neurociência, políticas públicas e sociais, entre outros.
Confira a conferência completa de lançamento: