Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo

Atua na defesa dos Institutos Públicos de Pesquisa Científica do Estado de São Paulo

Pesquisador do Instituto de Saúde escreve verbete sobre homofobia para Dicionário de Psicologia Política Latino-americana

Dr. Renato Barboza, pesquisador do Instituto de Saúde e segundo secretário da APqC, escreveu um verbete ampliado sobre Homofobia para o primeiro dicionário de psicologia política latino-americana do Ocidente, originalmente lançado em português pela editora Alínea e que em breve estará disponível no formato e-book, com acesso gratuito.

O dicionário foi coordenado pelos professores Dr. Rodolfo Parisí, Dr. Domênico Hur e Dr. Fernando Lacerda Jr., abrangendo conceitos essenciais desse campo interdisciplinar e explorando fenômenos psicossociais e políticos contemporâneos, incluindo questões geopolíticas.

O projeto, iniciado em 2018, resultou em duas versões: uma em português, lançada no Brasil no final do ano passado (2023), e outra em espanhol, publicada pela Nueva Editorial Universitaria (NEU). Esta última foi apresentada na última segunda-feira, 24 de junho, no Microcinema da Universidad Nacional de San Luis, Argentina, pelo Prof. Dr. Salvador Sandoval da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, um dos fundadores da Psicologia Política no Brasil.

A edição em espanhol conta com 90 verbetes elaborados por 95 autores de destaque de países como Argentina, Chile, Brasil, Colômbia, México, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Espanha, Dinamarca e Estados Unidos. Com 762 páginas, a obra inclui um prólogo do professor Ángel Rodríguez Kauth e aborda uma vasta gama de temas como psicologia política, ativismo e militância, adolescência, anarquismo, antipsiquiatria, comunismo, consciência política, cultura, questão agrária, consumo de informação, colonialidade, colonialismo intelectual e descolonização, direitos humanos, diversidade sexual e gênero, esquizoanálise e esquizodrama, estado, homofobia, guerrilha, globalização, participação política, psicologia política, pressão política, saúde mental, saúde do trabalhador, neurociência, políticas públicas e sociais, entre outros.

Confira a conferência completa de lançamento:

Compartilhe: