Foi lançado no Instituto de Saúde (IS), em setembro, o mais recente volume da coleção Temas em Saúde Coletiva (TSC), intitulado “Hortas Comunitárias Urbanas: promovendo a saúde e a segurança alimentar e nutricional nas cidades”. O evento reuniu autores, especialistas, gestores e alunos, criando um ambiente dinâmico de aprendizado e troca de experiências.
A mesa de abertura foi liderada pela pesquisadora do IS e organizadora da edição, Mariana Tarricone Garcia, acompanhada pela diretora do Instituto, Dra. Silvia Helena Bastos de Paula, do editor da coleção, Samuel Antenor, e pelas organizadoras Cláudia Maria Bógus e Denise Eugenia Pereira Coelho. Durante a discussão inicial, foram abordados temas importantes sobre a desconexão contemporânea entre indivíduos, alimentos e o ato de comer, resultado da industrialização da alimentação, que leva à padronização e à perda de significado em nossas escolhas alimentares.
Neste contexto, as hortas urbanas emergem como espaços fundamentais para reverter essa situação. Elas promovem a troca de saberes e fortalecem uma concepção abrangente de saúde, incentivando a autonomia e a participação social. Com um grande potencial de aprendizagem, as hortas funcionam como instrumentos valiosos para conectar o cultivo de alimentos a hábitos alimentares saudáveis, integrando temas ambientais e dietéticos em uma única prática.
O evento contou também com a participação dos autores, que compartilharam informações sobre seus capítulos, promovendo um diálogo enriquecedor sobre a importância das hortas para a promoção de uma alimentação adequada e saudável. Para aqueles que não puderam comparecer, vídeos foram enviados para garantir que suas perspectivas fossem ouvidas, proporcionando uma conexão valiosa com o público presente.
Ao destacar as hortas urbanas como uma estratégia inovadora e eficaz para a segurança alimentar e a promoção da saúde, este livro visa apoiar pesquisadores e profissionais na qualificação do uso dessas práticas nas cidades. Assim, busca contribuir para a construção de comunidades mais saudáveis e sustentáveis, reestabelecendo a relação entre as pessoas e seus alimentos.
Confira a edição em: https://pesquisa.bvsalud.org/ses/resource/pt/biblio-1563391
Com informações do Instituto de Saúde (Foto: Vale Notícia)