Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo

Atua na defesa dos Institutos Públicos de Pesquisa Científica do Estado de São Paulo

Entidade culpa Tarcísio por surto de virose no litoral de SP

A Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo (Fhoresp) culpou o governador de São Paulo, o bolsonarista Tarcísio de Freitas (Republicanos), pela crise de virose e arrastões no litoral de São Paulo e cobrou providências do Executivo estadual pela fuga de turistas.

O diretor-executivo da entidade, Édson Pinto, protocolou um ofício ao governador nesta terça (7) pedindo providências após a debandada de turistas no fim de 2024.

“É um combo explosivo: virose em surto e arrastões. É o ‘apagão’ do nosso litoral. Dias atrás, turistas ainda foram assaltados e baleados no Guarujá. Um, infelizmente, morreu. O Estado precisa intervir nas áreas Ambiental, Sanitária e de Segurança Pública”, afirmou à revista Exame.

A Fhoresp aponta que o litoral paulista é o destino preferido dos turistas nas férias de verão e que a expectativa era uma ocupação de 95% na virada do ano. Édson afirma que o verão é “um dos períodos mais fortes para o turismo” na região e que a omissão do governo pode ser “catastrófica” para o setor.

“Essas ocorrências, afinal, afastam o turista. Sem contar que muitos hotéis, restaurantes e bares do litoral dependem da alta temporada para sair do vermelho e compensar o baixo fluxo ao longo do ano”, prossegue.

O diretor-executivo da entidade ainda aponta que os prejuízos do turismo podem gerar demissões em hotéis, restaurantes e bares no litoral. “Os empresários do turismo fazem investimentos em equipamentos, contratação de mão de obra extra e compram estoques maiores, pois, em regra, vão ter maior demanda nesta época do ano”, avalia.

Ele relata que o momento é de “apreensão” e que há diversos cancelamentos de reservas em hotéis e locações residenciais de temporada.

Com informações do DCM (Foto: Alesp)

Compartilhe: