Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo

Atua na defesa dos Institutos Públicos de Pesquisa Científica do Estado de São Paulo

Encontro virtual discute financiamento da ciência nesta sexta (23)

Como garantir financiamento estável e consistente para a ciência brasileira em um cenário de restrições orçamentárias? Essa é a questão central do quarto encontro do ciclo “Vozes da Ciência – O Brasil que queremos”, promovido pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) no dia 23 de janeiro, às 10h, dedicado a discutir as perspectivas de crescimento do setor de ciência e tecnologia no país. O debate será realizado em formato virtual, com transmissão ao vivo pelo canal da SBPC no YouTube (www.youtube.com/canalsbpc).

A mesa “Financiamento da C&T: Perspectivas para o Crescimento do Setor” reunirá pesquisadores e gestores com ampla experiência na análise das políticas de ciência, tecnologia e inovação e de seus mecanismos de financiamento: Ladislaw Dowbor, economista e professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Nelson Amaral, professor da Universidade Federal de Goiás (UFG) e pesquisador do Centro SoU_Ciência; Carlos Vogt, professor emérito da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e presidente da Fundação Conrado Wessel (FCW); Maria Angélica Minhoto, professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e coordenadora do Centro SoU_Ciência; e Odir Dellagostin, professor titular da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS).

O encontro integra o ciclo nacional “Vozes da Ciência – O Brasil que queremos”, que já reuniu a comunidade científica em três debates: o papel da ciência na democracia e na soberania do país (28/11/2025); os desafios da transição sustentável envolvendo clima, biodiversidade, energia e segurança alimentar no cenário pós-COP30 (12/12/2025); e a agenda de ciência e tecnologia para o desenvolvimento e a reindustrialização do Brasil (19/12/2025).

Ao todo, o ciclo contará com 12 encontros virtuais, sempre às 10h, com programação prevista até 24 de abril. As discussões irão subsidiar a elaboração de documentos propositivos, que serão organizados pela SBPC e encaminhados às candidatas e aos candidatos nas eleições de 2026, como contribuição da comunidade científica para uma agenda nacional orientada pela ciência, pela educação e pela justiça social.

Perguntas e comentários do público poderão ser enviados pelo chat durante a transmissão ao vivo.

Fonte: SBPC / Imagem gerada por IA

Compartilhe: