
Como garantir financiamento estável e consistente para a ciência brasileira em um cenário de restrições orçamentárias? Essa é a questão central do quarto encontro do ciclo “Vozes da Ciência – O Brasil que queremos”, promovido pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) no dia 23 de janeiro, às 10h, dedicado a discutir as perspectivas de crescimento do setor de ciência e tecnologia no país. O debate será realizado em formato virtual, com transmissão ao vivo pelo canal da SBPC no YouTube (www.youtube.com/canalsbpc).
A mesa “Financiamento da C&T: Perspectivas para o Crescimento do Setor” reunirá pesquisadores e gestores com ampla experiência na análise das políticas de ciência, tecnologia e inovação e de seus mecanismos de financiamento: Ladislaw Dowbor, economista e professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Nelson Amaral, professor da Universidade Federal de Goiás (UFG) e pesquisador do Centro SoU_Ciência; Carlos Vogt, professor emérito da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e presidente da Fundação Conrado Wessel (FCW); Maria Angélica Minhoto, professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e coordenadora do Centro SoU_Ciência; e Odir Dellagostin, professor titular da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS).
O encontro integra o ciclo nacional “Vozes da Ciência – O Brasil que queremos”, que já reuniu a comunidade científica em três debates: o papel da ciência na democracia e na soberania do país (28/11/2025); os desafios da transição sustentável envolvendo clima, biodiversidade, energia e segurança alimentar no cenário pós-COP30 (12/12/2025); e a agenda de ciência e tecnologia para o desenvolvimento e a reindustrialização do Brasil (19/12/2025).
Ao todo, o ciclo contará com 12 encontros virtuais, sempre às 10h, com programação prevista até 24 de abril. As discussões irão subsidiar a elaboração de documentos propositivos, que serão organizados pela SBPC e encaminhados às candidatas e aos candidatos nas eleições de 2026, como contribuição da comunidade científica para uma agenda nacional orientada pela ciência, pela educação e pela justiça social.
Perguntas e comentários do público poderão ser enviados pelo chat durante a transmissão ao vivo.
Fonte: SBPC / Imagem gerada por IA