Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo

Atua na defesa dos Institutos Públicos de Pesquisa Científica do Estado de São Paulo

Em comemoração ao Dia do Pesquisador, APqC homenageia Alberto Löfgren e personalidades que atuam em defesa dos Institutos Públicos de São Paulo

Rosângela Célia Ribeiro de Oliveira, conselheira da APqC, Deyse Janot Löfgren e Eric Nilson Löfgren , bisnetos de Alberto Löfgren, e Helena Dutra Lutgens, presidente da APqC

São Paulo, 28 de novembro de 2024 – A Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC) celebrou o Dia Estadual do Pesquisador, comemorado em 18 de novembro, com uma solenidade especial. Na cerimônia realizada na sede do Instituto Biológico, foram agraciadas com a medalha Alba Lavras, o mais alto grau de reconhecimento da oferecido pela associação, pesquisadores, parlamentares e personalidades que se destacam pela atuação em defesa da ciência, dos Institutos Públicos de Pesquisa e da carreira de Pesquisador Científico.

O evento também marcou os 150 anos da chegada de Alberto Löfgren (1854-1918) ao Brasil. Naturalista, nascido na Suécia e naturalizado brasileiro, Löfgren foi pioneiro no conservacionismo no país e fundador Serviço Florestal de São Paulo, que deu origem ao Instituto Florestal. Bisnetos de Löfgren, além do cônsul sueco em São Paulo, Renato Pacheco Neto, e o vice-cônsul Peter Johansson, estiveram presentes.

“É uma grande honra receber este prêmio. A Suécia é reconhecida como um país de inovação e, portanto, de pesquisa científica”, afirmou. Ele também prestou tributo ao principal homenageado do dia, ressaltando que “mais do que botânico, secretário ou cônsul, Alberto Löfgren foi um estadista, como poucos na história”.

Durante o evento, foi inaugurada uma exposição sobre a importância de Alberto Löfgren para o serviço florestal do Brasil. A mostra foi organizada por Felipe Augusto Zanusso Souza, Gláucia Cortez Ramos de Paula, Rosângela Célia Ribeiro de Oliveira, João del Giudice-Neto, Frederico Alexandre Roccia Dal Pozzo Arzolla e Helena Dutra Lutgens.

Outros homenageados

A medalha entregue pela APqC reflete os valores de perseverança e dignidade, personificados por Alba de Campos Lavras, que dá nome à homenagem. Alba era médica e pesquisadora do Instituto Butantan. Foi responsável pela criação da carreira de pesquisador científico no Estado. A medalha foi criada na gestão da pesquisadora Márcia M. Rebouças como presidente da APqC, em 2007.

“É motivo de orgulho dar continuidade a esse trabalho, evidenciando não apenas as contribuições individuais dessas pessoas, mas também o esforço coletivo de todos que lutaram e continuam lutando pela pesquisa pública de qualidade. Essa celebração nos lembra da importância de valorizar a ciência e os institutos públicos, pilares fundamentais para o desenvolvimento e o bem-estar da sociedade”, afirma Helena Dutra Lutgens, presidente da APqC.

Outro homenageado, Frederico Arzolla, é engenheiro agrônomo pela ESALQ, mestre e doutor em Biologia Vegetal pela UNICAMP, pesquisador do Instituto Florestal, presidente da Comissão Permanente do Regime de Tempo Integral (CPRTI).

“Cientistas que dedicam suas vidas aos estudos e à pesquisa científica, contribuindo de forma inestimável para o avanço do conhecimento e para o desenvolvimento do país”, argumenta Lutgens.

Também receberam a medalha Alba Lavras, a Deputada Federal, Luciene Cavalcante (PSOL-SP), que atua na defesa da educação pública, dos direitos dos servidores e de uma sociedade mais inclusiva, e a Deputada Federal e ex-prefeita de São Paulo, Luiza Erundina (PSOL-SP), que atuou na luta pela equiparação salarial entre pesquisadores e docentes universitários, em 1999.

A presidente da APqC reforçou a importância de reconhecer o apoio de parlamentares que têm se comprometido com a defesa da ciência e da educação, especialmente em momentos críticos, como o atual, para a pesquisa no estado de São Paulo.

“Em tempos de retrocesso científico e desvalorização da carreira, é fundamental contar com aliadas parlamentares como essas, que acreditam no poder transformador da ciência e da educação para melhorar vidas e reduzir as desigualdades sociais”.

Pela forte atuação na defesa do patrimônio físico, científico e cultural dos Institutos Públicos de Pesquisa e da carreira de Pesquisador Científico, a advogada e assessora jurídica da APqC, Helena Goldman também foi prestigiada. “Uma parceira de longa data, que tem contribuído de forma extraordinária para nossa luta, conquistando vitórias importantes e garantindo o reconhecimento de nossa causa”, finalizou Lutgens.

Marcelo Nadalon   marcelo.nadalon@agenciafr.com.br   11.96632-6689  

Márcia Bernardes  marcia.bernardes@agenciafr.com.br  17.98147-0223

Compartilhe: