
Entre os dias 22 e 25 de setembro, Campinas será sede da 66ª edição do Curso de Habilitação de Responsáveis Técnicos (RTs) para emissão do Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) e do Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado (CFOC).
O curso, promovido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) em parceria com a Defesa Agropecuária da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA) e com o Instituto Biológico (IB), acontecerá na sede da Defesa Agropecuária, em Campinas, e está com inscrições abertas pelo site: clique aqui para se inscrever.
Quem pode participar
O curso é destinado a profissionais com registro ou visto ativo no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-SP). Além disso, é necessário realizar o cadastro prévio no sistema GEDAVE, disponível em: https://gedave.defesaagropecuaria.sp.gov.br/.
De acordo com a Instrução Normativa MAPA nº 33/2016, só serão habilitados aqueles que participarem de todas as atividades e obtiverem aproveitamento mínimo de 75% nas avaliações.
Conteúdo do curso
A programação inclui palestras e atividades sobre:
- Normas de certificação fitossanitária;
- Orientações específicas sobre pragas quarentenárias (pragas de alto risco para a agricultura) e pragas de interesse de países importadores;
- Competências do Responsável Técnico e emissão de documentos;
- Regras específicas para exportação de citros;
- Legislação sobre o HLB/Greening (doença grave que afeta os citros);
- Sistema de mitigação de risco (SMR) para Cancro Cítrico;
- Legislação sobre Sigatoka Negra (doença que atinge as plantações de banana).
Nesta edição, o foco será a cadeia produtiva dos citros e da bananicultura, setores estratégicos para a agricultura brasileira.
A programação completa pode ser acessada em: clique aqui.