Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo

Atua na defesa dos Institutos Públicos de Pesquisa Científica do Estado de São Paulo

Butantan deve disponibilizar 1 milhão de doses da vacina contra dengue ainda este ano

A vacina dose única para dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan, em São Paulo, pode ter 1 milhão de doses preparadas e entregues neste ano, conforme a capacidade da instituição.

O Instituto está dependendo da aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e outros ritos de inclusão no Sistema Único de Saúde (SUS), caso da precificação de cada dose, além da avaliação na Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) e, por fim, passar a integrar o calendário de vacinação brasileiro por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), que orienta qual a priorização dos públicos que receberão as doses, entre outros temas.

Por meio de nota, a Anvisa informou que a estimativa é de que a primeira manifestação técnica sobre a vacina “ocorra em até 90 dias, a contar de 16/12/2024”.

Se aprovada, a vacina do Butantan será a primeira inovação do tipo a proteger contra a dengue em dose única. Nos ensaios clínicos para seu desenvolvimento, a vacina demonstrou 79,6% de eficácia geral para prevenir casos de dengue sintomática. A vacina é altamente eficaz para prevenir casos graves de dengue.

Dentro das projeções do Instituto Butantan, mediante a aprovação, a produção de doses entrará em uma temporada mais intensa entre 2026 e 2027 — para quando são esperadas 100 milhões de doses.

Com informações da Rádio Cidade 99,7 (Foto: Agência Brasil)

Compartilhe: