Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo

Atua na defesa dos Institutos Públicos de Pesquisa Científica do Estado de São Paulo

APqC marca presença em ato pela democracia e soberania nacional no TUCA

A Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC) esteve representada no ato em defesa da democracia e da soberania nacional, realizado nesta segunda-feira (15), no Teatro TUCA da PUC-SP. A presidente da entidade, Dra. Helena Dutra Lutgens, participou do encontro que reuniu lideranças políticas, empresariais, sindicais, além de artistas e cientistas, em um momento simbólico para o país.

O evento, organizado pelo movimento Direitos Já! Fórum pela Democracia, contou com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin, do ministro Wellington Dias, das atrizes Denise Fraga, Leona Cavalli e Letícia Sabatella, da ex-ministra do Esporte Ana Moser, do presidente da Fiesp Josué Gomes da Silva e do neurocientista Miguel Nicolelis, entre outros nomes. A data coincidiu com o Dia Internacional da Democracia e foi marcada também pela homenagem ao advogado e ex-ministro Almino Afonso.

A participação da APqC reforça a mensagem de que ciência e democracia caminham juntas. Em São Paulo, os institutos públicos de pesquisa têm enfrentado ameaças e tentativas de enfraquecimento, apesar de sua importância estratégica para a agricultura, a saúde, o meio ambiente e o desenvolvimento social. Para a entidade, defender a pesquisa científica é defender a soberania nacional e o futuro do país.

Além da presidente, outros membros da APqC também estiveram presentes no ato. “Nossa participação no ato foi no sentido de defender os direitos dos pesquisadores, mas principalmente da sociedade, que tem o direito de acessar os resultados das pesquisas desenvolvidas pelos institutos”, destacou Helena Dutra Lutgens.

Compartilhe: