Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo

Atua na defesa dos Institutos Públicos de Pesquisa Científica do Estado de São Paulo

Estudantes brasileiros conquistam medalhas em Olimpíada Internacional de Biologia

Três alunos brasileiros do Ensino Médio foram premiados na 36ª edição da Olimpíada Internacional de Biologia (IBO), realizada entre 20 e 27 de julho em Quezon, nas Filipinas. Henrique Pongelupp Oliveira, de Valinhos (SP), levou a medalha de prata, enquanto Gustavo Jun Anraku Oda, de São Paulo (SP), e Marcos Paulo Gonçalves Santos, de Montes Claros (MG), ficaram com o bronze.

A competição, que reúne os melhores estudantes de biologia do mundo, contou com uma equipe brasileira formada por quatro jovens – incluindo Caroline Ayumi Okumura, de São Paulo. Todos haviam sido medalhistas de ouro na Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) e passaram por um treinamento seletivo no Instituto Butantan para representar o país no torneio internacional.

Marcos Paulo, aluno do Collegium Prisma, já tem experiência em olimpíadas: em 2024, conquistou o ouro na Olimpíada Ibero-Americana de Biologia (OIAB), em Cuba. Agora, ele e os demais colegas seguem com a possibilidade de usar as conquistas para ingressar em universidades como USP, Unicamp e Unesp, que oferecem vagas olímpicas.

A comitiva brasileira foi acompanhada por pesquisadores, que auxiliaram na tradução das provas e no suporte aos estudantes durante o evento. A participação em competições como a IBO e a OIAB – que ocorrerá em setembro na Colômbia – reforça o potencial dos jovens brasileiros na ciência.

Foto: Acervo pessoal

Compartilhe: