As mudanças climáticas são transformações a longo prazo nos padrões de temperatura e clima. Essas mudanças podem ser naturais, como por meio de variações no ciclo solar. Mas, desde 1800, as atividades humanas têm sido o principal impulsionador das mudanças climáticas, principalmente devido à queima de combustíveis fósseis como carvão, petróleo e gás, além do desmatamento das florestas e demais áreas verdes.

Neste sentido, como a ciência pode contribuir para proteger a humanidade dos impactos das mudanças climáticas? Esse foi o tema do debate “Ciência para o Clima”, promovido pelo Observatório da Governança Ambiental do Brasil (OGAM), que reuniu na noite de ontem (4) renomados especialistas como Yara Schaeffer Novelli (IO-USP); José Carlos Carvalho (ex-ministro do Meio Ambiente); Luciana Gatti (INPE); Carlos Bocuhy (PROAM); Luiz Marques (Unicamp) e José Augusto Galvão (ex-gerente da OPAS em Washington, USA).

A ecóloga Helena Dutra Ludgens, presidente da Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqc) foi uma das convidadas e representou a entidade no debate.

Clique no link abaixo para assistir na íntegra.

Compartilhar: