No dia 28 de maio, foi celebrado o lançamento do mais recente volume da coleção Temas em Saúde Coletiva, intitulado “Concepção, gravidez, parto e pós-parto: perspectivas feministas e interseccionais”. O evento ocorreu no Instituto de Saúde (IS), em homenagem ao Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e ao Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna, e reuniu autores, especialistas, gestores e alunos em um ambiente de informação e aprendizado.

A condução foi realizada pela pesquisadora do IS e organizadora da edição, Fabiana Santos Lucena, que compôs a mesa de abertura junto a diretora do Instituto, Dra Silvia Helena Bastos de Paula, e a professora da Faculdade de Saúde Pública, Dra Carmen Simone Grilo Diniz. Neste debate inicial foram abordados os desafios para a garantia do direito a saúde das mulheres e a contribuição do livro nesta temática.

O encontro contou também com a participação das demais organizadoras Luana Beatriz Lemos, Marian Salles Gomes Bellamy, Angela Amanda Nunes Rios, além da ilustradora da capa Bia Fioretti, que também contribuíram com reflexões substanciais, explorando temas que abrangem desde gênero até o papel do ensino na assistência ao parto, além do histórico e a relevância do movimento de mulheres.

A programação foi enriquecida com um convite a leitura dos capítulos, realizado pelas próprias autoras. Marselle Nobre de Carvalho e Dan Kaio Souza Lemos, mesmo ausentes fisicamente, enviaram vídeos abordando os temas de “Gênero, Raça, Classe e seus impactos na vida da mulher negra no Brasil” e “Políticas Públicas de gestação, práticas e experiências discursivas de gravidez trans masculina”.

O evento ressaltou o compromisso com a promoção da saúde da mulher em toda a sua diversidade e ressaltou a importância contínua do trabalho interdisciplinar e da abordagem feminista e interseccional na saúde coletiva.

Clique aqui para acessar a publicação e realizar o download gratuito.

Com informações do Instituto de Saúde

Compartilhar: